TOEIC: certificado obrigatório para quem quer trabalhar no exterior!

Você sabe que o TOEIC (Test of English for International Communication) pode ser o diferencial que falta em sua carreira?

Pois é, uma boa pontuação nesse exame de proficiência ajuda universitários e profissionais a alçarem voos mais altos – e o principal: sem barreiras geográficas. Inclusive é obrigatório para quem quer trilhar caminhos profissionais fora do país.

Saber inglês sempre foi um diferencial no currículo, mas agora é uma necessidade. Ter ou não essa competência impacta diretamente em quem você quer ser e aonde quer chegar.

Analisando alguns cenários, temos um mercado de trabalho altamente competitivo, exigente e em constante transformação, no qual ficar estagnado não é uma opção.

A opção é preparar-se e não deixar que as oportunidades escapem, principalmente por não saber inglês.

Portanto, se você tem a ideia preconcebida de que o idioma é difícil, de que não consegue se comunicar em suas viagens ou acha que não tem tempo de fazer um curso de inglês, esqueça tudo isso.

Preste atenção ao que vamos lhe falar, saiba como treinar seu inglês para comunicar-se de forma eficaz e tudo que precisa saber sobre TOEIC, o exame de proficiência que você precisa para ter uma carreira nacional e internacional bem-sucedida.

Tudo sobre TOEIC: guia com todas as informações que você precisa

Antes de abordarmos especificamente o TOEIC, queremos rebater os motivos que podem estar impedindo você de apostar em sua qualificação em inglês e lhe dar razões para apostar em sua competência no idioma agora mesmo:

1. O nível de importância do inglês só aumenta. Há outros idiomas no mundo dos negócios? Sim, mas o inglês é a língua franca e não há indícios de que vá deixar de ser.

2. Não fazer um curso de idiomas por falta de tempo não é mais desculpa. Há opções flexíveis, que se adaptam às suas necessidades e rotinas.

3. “Inglês é complicado, a gramática é difícil, não consigo me comunicar…” Isso porque você ainda não nos conhecia. Não há complicações nem gramática ou comunicação difícil, pois nossa missão é facilitar a sua vida.

4. “Perdi boas colocações por não dominar o idioma”. Para que isso não aconteça existem os certificados internacionais, como o TOEIC. Seja para atuar no Brasil (em transnacionais) ou fora, é necessário ter uma certificação de proficiência em inglês.

5. ‘Não tenho como investir em um curso ou uma certificação agora”. O investimento não é exatamente no curso ou na certificação, é em você e em sua carreira – e melhor: tem retorno.

Viu só?

Não há argumentos que não possamos rebater, além de lhe convencer de que preparamos você para o que for preciso: intercâmbio, certificação internacional, conversação para viagens de negócios ou turismo etc.

Acompanhe agora as perguntas mais frequentes a respeito do exame de proficiência.

O que é o TOEIC?

É um exame de proficiência em inglês voltado à certificação principalmente para o âmbito corporativo.

O TOEIC avalia a competência linguística de estrangeiros em situações cotidianas, e o desempenho se encaixa em faixas de pontuação (de 10 a 990 pontos), cujas notas de corte ajudam as empresas a identificar quais posições o profissional pode ocupar.

A certificação é válida mundialmente e é utilizada também para seleções internas e promoções, e concessões de bolsas de estudos.

O que o TOEIC avalia?

O teste de proficiência avalia o desempenho do profissional nas habilidades de listening (ouvir), reading (ler), speaking (falar) e writing (escrever).

Tanto o  TOEIC Listening & Reading quanto o Speaking & Writing englobam a avaliação das competências que o profissional precisa para uma eficaz compreensão e desenvolvimento do idioma em comunicação pessoal (face a face), reuniões, vídeo conferências, conversas telefônicas, leitura de relatórios, contratos, emails e todo o tipo de interações e correspondências de um ambiente corporativo.

Para trabalhar no exterior é preciso do TOEIC?

Grandes corporações, assim como órgãos governamentais e instituições de ensino exigem essa certificação como forma de admissão em seus cargos ou programas.

A Honda Motor Company, por exemplo, usa o TOEIC Listening & Reading para contratar e treinar funcionários. Junto a ela, centenas de outras organizações de todos os continentes.

Mas não pense que é somente para trabalhar no exterior. No Brasil, empresas como Agroeste, Gerdau, Philips, Caixa Seguros e muitas outras também utilizam o exame de proficiência.

Como exatamente essa certificação ajuda?

Ao qualificar-se com o TOEIC, você potencializa as possibilidades de melhorias em sua carreira, além de abrir as portas para o mundo. Veja algumas vantagens:

  • Valoriza e enriquece seu currículo;

  • Consegue avaliar o seu progresso na aprendizagem do idioma;

  • Torna-se um candidato bem cotado para ocupar vagas em empresas transnacionais ou grandes corporações no exterior;

  • Desenvolve habilidades de comunicação com clientes de outros países;

  • Qualifica-se para conseguir novas posições dentro da empresa.

Como funciona a prova?

Na parte de Listening & Reading você faz as seguintes avaliações:

1. O listening comprehension, com 100 questões e 45 minutos de duração, dividido da seguinte forma:

  • 20 questões com imagens;

  • 30 perguntas;

  • 30 diálogos rápidos;

  • 20 diálogos curtos.

2. O reading comprehension, com 100 questões e 75 minutos de duração, dividido em:

  • 40 frases incompletas;

  • 20 questões para reconhecer um erro;

  • 40 questões de interpretação.

Na parte de Speaking & Reading, você tem:

1. O speaking test, com 11 questões e 20 minutos para fazer, dividido da seguinte forma:

  • 2 questões para ler em voz alta;

  • 1 questão de descrição de uma imagem;

  • 3 respostas a perguntas feitas pelo aplicador;

  • 3 respostas a perguntas feitas pelo aplicador, usando informações dadas;

  • 1 questão para a qual tem que dar uma solução;

  • 1 questão na qual deve opinar.

2. O writing test, com 8 questões e 60 minutos para fazer, dividido assim:

  • 5 questões em que você deve escrever uma frase com base em uma imagem;

  • 2 questões para responder a uma solicitação escrita;

  • 1 questão em que deve escrever um texto expressando opinião.

Como se preparar para o TOEIC?

Há várias maneiras de você se preparar para prestar o TOEIC. A Fisk Recife tem, além dos cursos regulares, duas opções que servem exatamente para esse propósito.

Uma delas é o curso Speed, para quem é iniciante no idioma e quer acelerar o aprendizado.

A outra opção é para quem já tem conhecimento na língua e pretende manter a aperfeiçoar a fluência.

Caso nenhuma das opções lhe sirva, certamente a escola encontrará uma forma de atender às suas necessidades, para isso, você deve consultar por aulas personalizadas.

Onde prestar o exame do TOEIC em Recife?

Essa é outra boa notícia: a Fisk Recife é um ATTC (Authorized TOEIC Test Center), ou seja, um Centro Aplicador Autorizado de TOEIC.

Agora que está munido de informações sobre essa certificação internacional, é hora de dar o primeiro passo: descobrir seu nível de inglês por meio do Programa Fisk Free. Boa sorte!

Compartilhar

Artigos sugeridos